Dúvidas frequentes

  • O que é a Graduação Online Tecnológica FGV?

    Os Cursos Superiores de Tecnologia a distância são cursos de graduação direcionados a profissionais que pretendam se apropriar de novas ferramentas e técnicas de gestão, e que buscam a rápida aplicação no mercado de trabalho. Ainda, exploram o desenvolvimento de competências relacionadas às práticas de gestão, com foco em: Resultado, Tomada de Decisões, Princípios de Qualidade e Atendimento ao Cliente.

  • Qual o Pré-requisito para ingressar nas Graduações Online Tecnológicas?

    Para ingressar na Graduação Online Tecnológica FGV é necessário que o candidato tenha concluído o ensino médio ou equivalente.

  • Quais são os cursos ofertados?

    Os cursos ofertados são:

  • Qual a duração dos cursos?

    Todos os cursos têm duração de 02 anos (08 trimestres).

  • Como é a estrutura dos cursos?

    Os cursos possuem carga horária 1.605 horas e são estruturados em 8 (oito) trimestres. Em cada trimestre o aluno fará 3 disciplinas. Ao final de cada trimestre o aluno participa de 1 (um) Workshop Interdisciplinar (WI). Cada disciplina tem uma carga horária de 60 horas. Em cada disciplina, são realizadas, no ambiente virtual de aprendizagem, atividades individuais, fóruns, reuniões on-line e aulas ao vivo.

  • O Curso Superior de Tecnologia é considerado um curso superior?

    Sim, é um curso superior. De acordo com a Resolução CNE/CP 3, de 18 de dezembro de 2002, é uma graduação.

  • Qual é a diferença entre o Curso Superior de Tecnologia e os outros cursos que duram 4 anos?

    Os cursos de 4 anos oferecem título de Licenciado ou Bacharel; o Curso Superior de Tecnologia oferece o título de Tecnólogo. Ambos os modelos estão previstos na LDB – Lei nº 9.394/96.

    Fonte: http://emec.mec.gov.br
  • Com o diploma do Curso Superior de Tecnologia, eu posso fazer um curso de Pós-Graduação?

    Sim, como o Curso Superior de Tecnologia é um curso superior, uma vez concluído, seu diploma permite o acesso a pós-graduação, seja ao MBA [lato sensu] ou ao Mestrado Profissional [stricto sensu].

  • O Curso Superior de Tecnologia a distância, está autorizado pelo MEC?

    O Curso Superior de Tecnologia foi autorizado pela Portaria MEC nº 1.231, de 18 de dezembro de 2007, que credencia a EBAPE para oferta de cursos superiores a distância.

  • Como aluno a distância, sou aluno da FGV? Como fica meu diploma?

    Sim, você é aluno da FGV. Você é matriculado na FGV IDT. Seu diploma é emitido pela FGV IDT.

    Os alunos da Graduação Online Tecnológica FGV IDT têm direito a carteirinha estudantil, acesso à Biblioteca, Laboratórios de Informática e acesso ao espaço físico do Polo correspondido.

  • Como é a prova?

    Uma redação de 2.500 (mínimo) a 3.500 (máximo) caracteres, com duração de, no máximo, 2 horas.

  • O que é o Check-in - upload de documento pré-prova? Por que o Upload é necessário?

    Antes de iniciar a prova, você precisa tirar uma foto do seu documento (frente e verso) e uma selfie para anexar no sistema. O Check-in estará disponível poucos dias antes antes da realização da prova. Durante o Check-in os candidatos terão acesso ao ambiente virtual de prova somente para teste. Recomendamos que você faça esse upload de documentos o quanto antes. Sua prova será registrada e terá reconhecimento facial e, por esse motivo, precisamos coletar o seu documento e sua selfie. Tudo para oferecer uma prova segura e justa. Durante seu processo seletivo, são tiradas fotos a cada 10 segundos para o sistema ter a certeza que é você que está fazendo a prova. 

    A data do Check-in é enviada por e-mail.

  • Como acesso o Check in?

    O Check-in deverá ser realizado através do mesmo link de acesso a prova, utilizando seu CPF como login e seu número de inscrição como senha.

  • Quando sai o resultado?

    A lista de aprovados é publicada no Portal da FGV na data estipulada no cronograma do Edital. Acesse o cronograma e edital na página de Inscrição

  • Quem corrige minha prova? Quanto tempo leva para saber se fui aprovado?

    Sua prova passa por duas análises. A primeira é pelo sistema, em 3 minutos ele verifica se existe plágio ou palavras desconexas. Depois, a redação será corrigida por um professor, o que leva, em média, 36 horas para acontecer. 

  • É possível sair durante a prova para ir ao banheiro?

    A prova será realizada em duas horas. É um tempo possível de ser administrado pelo candidato. Com isso, não será permitido que o candidato se ausente. Não será permitida a saída ao banheiro.

  • Posso usar rascunho durante a prova?

    Não é permitido usar rascunho durante a prova. A redação deve ser elaborada no próprio ambiente.

  • Posso realizar minha prova em um tablet?

    Dispositivos móveis como celular e tablet não serão permitidos. A prova deverá ser realizada em um computador desktop ou em um laptop.

  • Quais são os requisitos técnicos para que eu possa fazer a prova?

    Em primeiro lugar, é necessário que você seja Administrador da máquina em função da necessidade de instalação de um plug-in. Você pode utilizar os seguintes sistemas operacionais: Windows 7 ou superior; MacOS 10.10 (Yosemite) e versão igual ou superior a 64 bits; Ubuntu 12.04 ou versão superior. Recomendamos ao menos 500Mb de RAM livre para execução da aplicação e uma Conexão mínima recomendada de 1mbps. O teclado deve estar em Português (Brasil ABNT ou ABNT 2). Por último, será indispensável que seu computador tenha Webcam e Microfone.