Dúvidas frequentes

  • Sobre a estrutura do Curso Superior de Tecnologia

    O Curso Superior de Tecnologia é considerado um curso superior?

     Sim, é um curso superior. De acordo com a Resolução CNE/CP 3, de 18 de dezembro de 2002, é uma graduação.

     Qual é a diferença entre o Curso Superior de Tecnologia e os outros cursos que duram 4 anos?

     Os cursos de 4 anos oferecem título de Licenciado ou Bacharel; o Curso Superior de Tecnologia oferece o título de Tecnólogo. Ambos os modelos estão previstos na LDB – Lei nº 9.394/96.

     Quais são os tipos de cursos superiores?

     Quanto à formação, a educação superior abrange os seguintes cursos:

     Cursos de graduação: são abertos a candidatos que tenham concluído o ensino médio ou equivalente e tenham sido classificados em processo seletivo. Os cursos de graduação conferem diploma aos concluintes e podem ser:

            Bacharelados;
            Licenciaturas;
            Cursos Superiores de Tecnologia.

        Cursos sequenciais: são organizados por campo de saber, de diferentes níveis de abrangência, abertos a candidatos que atendam aos requisitos estabelecidos pelas instituições de ensino, desde que tenham concluído o ensino médio ou equivalente. Podem ser de:

            Formação Específica;
            Complementação de Estudos.

      Cursos de extensão: abertos a candidatos que atendam aos requisitos estabelecidos em pelas instituições de ensino. Conferem certificado aos concluintes.

      Cursos de pós-graduação: os programas de mestrado e doutorado (pós-graduação stricto sensu) e cursos de especialização (pós-graduação lato sensu) são abertos a candidatos diplomados em cursos de graduação e que atendam às exigências das instituições de ensino. A pós-graduação lato sensu confere certificado, e a pós-graduação stricto sensu confere diploma.

       Fonte: http://emec.mec.gov.br

       Com o diploma do Curso de Graduação, eu posso fazer um curso de Pós-Graduação?

    Sim, como o Curso de Graduação é um curso superior, uma vez concluído, seu diploma permite o acesso a pós-graduação, seja ao MBA [lato sensu] ou ao Mestrado Profissional [stricto sensu].

     O Curso Superior de Tecnologia, a distância, está autorizado pelo MEC?

     O Curso Superior de Tecnologia foi autorizado pela Portaria MEC nº 1.231, de 18 de dezembro de 2007, que credencia a EBAPE para oferta de cursos superiores a distância.

      Como é o processo seletivo para o Curso Superior de Tecnologia?

      O processo seletivo pode ocorrer por quatro meios:

        Vestibular

        Em um único dia, o candidato faz todas as provas – a de Língua Portuguesa Instrumental, com 10 questões objetivas; a de Matemática, com 10 questões objetivas, e a de Redação, com 2 questões. Informações detalhadas acerca do processo seletivo podem ser obtidas no Manual do Candidato.

        Transferência externa

        A transferência é destinada a pessoas que desejam ingressar no Curso Superior de Tecnologia do FGV Online, mas estão matriculadas em Cursos Superiores em outras instituições de ensino superior, devidamente autorizadas pelo MEC.

        Reingresso

        O reingresso é destinado a pessoas que tenham concluído um curso superior em uma instituição, devidamente autorizada pelo MEC, e que desejam ingressar no Curso Superior de Tecnologia do FGV Online. Todas as informações acerca dos processos de Transferência e Reingresso estão no Edital.

        Convênio

        Esse tipo de ingresso se dá com base em acordos ou convênios celebrados com outras Instituições, firmados através de Protocolo, na forma do Regimento da Escola, no qual estarão definidos número de vagas, critérios e condições.

      Existe previsão de abertura de vagas para o Curso Superior de Tecnologia em outros polos?

      Há possibilidade de abertura de vagas em vários outros polos:

        São Luís - ISAN
        Alameda A, 1F E e 1G - Quadra SQS - Loteamento Quitandinha - São Luís - MA. CEP:65071-680

        Teresina - Uninovafapi
        Rua Vitorino Orthiges Fernandes, Nº 6123 - Uruguai - Teresina/PI. CEP: 64073-505

        Goiania - Empresa
        Avenida Antônio Fidelis, 515 Parque Amazônia. Goiânia - GO. CEP:74840-090

        POA - Decision
        Avenida Praia de Belas, 1510 Praia de Belas. Porto Alegre - RS. CEP: 90110-000

        FOZ - UDC
        Rua David Muffato, 367 Parque Monjolo. Foz do Iguaçu - PR. CEP:85864-390

        Santo Andre - Strong
        Avenida Industrial, Nº 1455 - Jardim - Santo André - SP. CEP:09080-510

        BH - IBS
        Avenida Prudente de Morais, 444 -Cidade Jardim - Belo Horizonte - MG - CEP.: 30380-002

      Como aluno do Online, mesmo a distância, sou aluno da FGV? Como fica meu diploma?

    Você é matriculado na FGV/EBAPE. O FGV Online é o programa responsável pela veiculação dos cursos a distância das Escolas da FGV. Seu diploma é emitido pela FGV/EBAPE.

      O Curso Superior de Tecnologia é realizado em períodos semestrais?

    O Curso Superior de Tecnologia é feito em blocos curriculares com 4 disciplinas que duram, aproximadamente, um semestre letivo. O curso tem no total 4 semestres letivos com exceção do Técnologo em Processos Gerenciais, que dura 6 semestres letivos. 

     Qual é a grade curricular do Curso Superior de Tecnologia?

    A matriz curricular do Curso Superior de Tecnologia é detalhada no Manual do Candidato e também pode ser visualizada no site do FGV Online.

       Se eu já cursei uma Graduação ou estou cursando, poderei obter isenção de algumas disciplinas?

        Como em toda curso superior, disciplinas cursadas anteriormente ao ingresso no curso podem ser aproveitadas, caso haja equivalência de programas e de carga horária. Após a aprovação no processo seletivo, você deve dar entrada no pedido de isenção e anexar a documentação da instituição em que já cursou uma ou mais disciplinas. Se o pedido atender às determinações legais, será deferido. Apenas 25% da carga horária total do curso podem ser isentas neste processo.

     

  • Sobre a metodologia de trabalho do Curso Superior de Tecnologia

    Para fazer as provas e conseguir o diploma, eu só preciso ler as apostilas?

    Não. O Curso Superior de Tecnologia acontece no ambiente de aprendizagem, na internet, onde a participação é parte importante da avaliação. A sua não participação nas atividades on-line das disciplinas prejudica muito a avaliação.

    Eu preciso assistir às aulas do Curso Superior de Tecnologia? Onde elas acontecem?

    O Curso Superior de Tecnologia é realizado a distância, ou seja, pela internet. Não há aulas presencias, como ocorre em um curso convencional. São realizados encontros presenciais periódicos nos polos, em datas informadas com antecedência.

    As aulas da internet são obrigatórias? Eu preciso estudar o conteúdo das disciplinas na internet?

    Os professores não ministram aulas na internet. Os professores-tutores trabalham com você no ambiente virtual de aprendizagem, via internet, discutem o conteúdo, orientam atividades, avaliam trabalhos etc. Em cada disciplina, o trabalho realizado no ambiente de aprendizagem é avaliado. Logo, sua participação é obrigatória, mas você não precisa estar conectado o tempo inteiro – para estudar o conteúdo das disciplinas, é possível acessá-lo tanto na internet quanto na apostila ou no CD-ROM.

    Qual é a quantidade e a duração dos encontros presenciais do Curso Superior de Tecnologia?

     O curso prevê a realização de dois encontros presenciais obrigatórios por semestre. Os encontros presenciais ocorrem, preferencialmente, em um fim de semana, envolvendo o sábado e o domingo.

       Minha participação nos encontros presenciais é obrigatória?

       Nos encontros presenciais são realizadas várias atividades e a prova das disciplinas on-line. Portanto, sua presença nos encontros é fundamental.

      Como as provas são feitas?

     As provas são feitas presencialmente, nos eventos presenciais que acontecem duas vezes a cada semestre.

    Sou aluno do Curso Superior de Tecnologia e moro no exterior. Eu posso realizar provas via internet, fora do meu polo?

       Não, todo aluno deve fazer as provas no polo em que foi matriculado.

    Além da apostila, existem outros materiais para estudo e pesquisa?

     Sim. Você tem acesso à biblioteca virtual do FGV Online, que hoje dispõe de mais de 55.000 documentos, às obras da Editora Pearson e à biblioteca que se encontra no polo.

     

     

  • Sobre o Atendimento do Curso Superior de Tecnologia

    Quando eu ligar para o Suporte Técnico, vou falar com o professor?

    Não. Ao ligar para o Suporte Técnico, você pode tirar dúvidas sobre a ferramenta de aprendizagem. A comunicação com o professor-tutor é realizada via internet, no ambiente virtual de aprendizagem.

    Fazer um curso a distância significa estudar sozinho?

    Não. Quando você ingressa no Curso Superior de Tecnologia, faz parte de uma turma e, ao longo do Curso Superior de Tecnologia, trabalha muito em equipe.

    Caso haja algum problema e eu não consiga acessar o ambiente virtual do curso, para estudar na internet, o que devo fazer?

    Você pode estudar a partir da apostila ou do CD-ROM, mas há atividades que são realizadas exclusivamente pela internet. Havendo algum problema de conexão, é preciso entrar em contato com o Suporte Técnico.

  • ENADE 2015

    O QUE É O ENADE?

    O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE), que integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), é uma prova realizada a cada três anos, por curso, e que tem como objetivo avaliar o desempenho dos estudantes com relação aos conteúdos programáticos específicos do curso, assim como temas de conhecimentos gerais.

    CRONOGRAMA 2015:

    Evento

    Período

    Preenchimento do Questionário do Estudante

    21/10/2015 a 22/11/2015

    Prova

    22/11/2015

    INFORMAÇÕES DA PROVA

    A prova será aplicada no dia 22 de novembro de 2015, com início às 13 horas (horário de Brasília). Os estudantes que participarão da prova deverão apresentar-se no local definido pelo INEP, às 12h15min (horário de Brasília) do dia 22 de novembro de 2015, para localizar a sala, assinar a lista de presença e cumprir outras formalidades, munidos de documento de identificação (com fotografia).

    Para maiores informações, por favor, entre em contato:

    enade2015adm@fgv.br

    PERGUNTAS FREQUENTES

    1. Quais os cursos participarão do ENADE em 2015?

    Conforme a Portaria Normativa nº. 3, de 06 de março de 2015, serão avaliados pelo ENADE  2015  os  cursos  que conferem  diploma de:  - bacharel  em:  Administração; Administração Pública; Ciências Contábeis; Ciências Econômicas; Comunicação Social

    – Jornalismo; Comunicação Social – Publicidade e Propaganda; Design; Direito; Psicologia; Relações Internacionais; Secretariado Executivo; Teologia e Turismo. Tecnólogo em: Comércio Exterior; Design de Interiores; Design de Moda; Design Gráfico; Gastronomia; Gestão Comercial; Gestão da Qualidade; Gestão de Recursos Humanos; Gestão Financeira; Gestão Pública; Logística; Marketing e Processos Gerenciais.

    2. Quando será realizado o ENADE 2015?

    A prova será aplicada no dia 22 de novembro de 2015, com início às 13 horas (horário de Brasília). Os estudantes que participarão da prova deverão apresentar-se no local definido pelo INEP, às 12h15min (horário de Brasília) do dia 22 de novembro de 2015, para localizar a sala, assinar a lista de presença e cumprir outras formalidades, munidos de documento de identificação (com fotografia).

    3. O estudante inscrito deve comparecer à prova?

    Sim. A participação do estudante selecionado no ENADE é condição indispensável ao registro da regularidade no histórico escolar, assim como à expedição do diploma pela IES. Em 2015, somente os estudantes concluintes participarão da prova a ser aplicada em 22/11/2015.

    4.   Qual a situação do estudante inscrito que não realizou a prova? O estudante inscrito que não realizar a prova  não  poderá  receber  o  seu  diploma, enquanto não regularizar a sua situação junto ao ENADE, haja vista não ter concluído o respectivo curso de graduação (o ENADE é componente curricular obrigatório).

    5. Como o estudante inscrito, que não realizar a prova, poderá regularizar sua situação junto ao ENADE?

    Justificando a ausência ao INEP e sendo esta aceita ou participando da próxima edição do ENADE. O procedimento para envio da justificativa será divulgado pelo INEP após a realização do exame.

    6. No caso de ausência e envio de justificativa o estudante está dispensado e com situação regularizada?

    Não. O estudante somente será dispensado se o INEP aceitar a justificativa para a ausência, caso contrário o estudante fica em situação irregular e deverá ser inscrito na próxima edição do ENADE.

    7.   Quando é divulgada a dispensa   obtida   pelo   envio   de   justificativa? Normalmente, a divulgação da primeira Portaria com estas dispensas, publicada em Diário Oficial, ocorre 2 meses após a prova.

    8. Quais as provas que o estudante irregular fará, se seu curso não está em avaliação neste ano?

    Os estudantes ingressantes e concluintes em situação irregular inscritos nos termos do art. 8º, § 1º da Portaria Normativa nº. 3/2015, serão dispensados da prova a ser aplicada em 2015 e sua situação de regularidade será atestada por meio de relatório específico a ser emitido pelo INEP.

    9. Quando receberei a informação sobre o local de prova e impressão do cartão de informação do estudante?

    A consulta individual ao local de prova e impressão do Cartão  de  Informação  do

    Estudante será precedida pelo preenchimento do Questionário do Estudante.

    10. Qual a importância de responder o Questionário do Estudante?

    O questionário faz parte da nota do Conceito Preliminar do Curso e seu preenchimento é obrigatório. O não preenchimento implicará situação de irregularidade junto ao ENADE 2015. É importante preencher cuidadosamente, selecionando a alternativa que corresponde ao que o estudante pensa. Evitar alternativas “sem informação”. Diante de dúvidas, procure o coordenador ou professores do curso.

    11. Como acesso o questionário do estudante?

    O     acesso     ao     questionário     do     estudante     é     pela     página     do     INEP:

    http://enadeies.inep.gov.br/enadeIes/.

    12. Quem já fez ENADE em outro curso, deverá fazer novamente?

    Sim. Uma vez que o aluno preenche os requisitos de ingressante ou concluinte será inscrito e deverá participar do ENADE.

    13. Quais são as implicações para a situação acadêmica dos ausentes que não tiveram suas justificativas aceitas?

    O estudante fica impedido de colar grau até regularizar a sua situação junto ao ENADE.

    14. O estudante que não comparecer será automaticamente inscrito pela IES na próxima edição do ENADE?

    Os estudantes, ausentes em 2015, que não tiverem aceitas as suas justificativas, serão reinscritos automaticamente pela IES em 2016 com o status de “estudante irregular”, para que possam assim, regularizar a sua situação junto ao INEP/MEC.

    15. Como o estudante acessa o Boletim de Desempenho Individual?

    O aluno que faz o ENADE tem acesso ao Boletim de Desempenho Individual, disponibilizado no  site do Inep após a divulgação dos resultados do exame, a cada ano. O resultado não é enviado para a residência do aluno, portanto fique atento ao site do INEP.

    LEGISLAÇÃO

    Legislação  divulgada  pelo  Inep,  relacionada  ao  ENADE  2015,  publicada  até  o momento:

    Portaria Normativa nº 40 de 12 de dezembro de 2007 (*) Republicada em 29 de dezembro de 2010

    Institui o e-MEC, sistema eletrônico de fluxo de trabalho e gerenciamento de informações relativas aos processos de regulação, avaliação e supervisão da educação superior no sistema federal de educação, e o Cadastro e-MEC de Instituições e Cursos Superiores e consolida disposições sobre indicadores de qualidade, banco de avaliadores (Basis) e o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) e outras disposições.

    Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004

    Institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES e dá outras providências.

    Portaria Normativa nº 03, de 06 de março de 2015

    Estabelece as regras do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes – ENADE, no ano de 2015